segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Carlos Stegemann visita a EBM Mâncio Costa

O escritor Carlos Stegemann, autor do livro A Ponte Sumiu, foi uma presença muito marcante na EBM Mâncio Costa. Perante uma turma curiosa e instigante, alunos do 6° ano, ele começou a conversa destacando a importância deste tipo de encontro para o escritor. Para ele, crianças e jovens são muito verdadeiros ao expor suas críticas à obra lida. Com esta postura generosa, estes leitores contribuem significativamente para o processo produtivo e criativo do escritor.












Dono de uma simpatia que logo conquistou os alunos, Carlos fez comparações com as críticas que recebem outros profissionais como, por exemplo, os jogadores de futebol. Às vezes, estão apenas curtindo a fama mas em outras ocasiões são muito criticados. Do mesmo modo pode ocorrer com o escritor. Carlos também destacou que considera muito positivo quando ocorre interação com internautas que visitam seu site e postam críticas e sugestões.











Carlos também falou de sua predileção pela Obra de Monteiro Lobato e perguntou se os alunos gostavam de ler e o que estavam lendo no momento. Vários alunos citaram o livro que estavam lendo: Violetas na janela, Harry Potter, entre outros. E A ponte sumiu, alguém leu? perguntou o escritor. Todos levantanram a mão, rindo da pergunta. Carlos contou também sobre sua trajetória no mundo da escrita, o início com a leitura de gibis na infância, auxiliado pela irmã que já era alfabetizada.

Em seguida, foi a vez dos alunos perguntarem: Como você escolheu os nomes das personagens do livro? Quantos livros você já escreveu? Você pretende fazer mais livros sobre este tema? Qual a sensação de ler o seu próprio livro? Qual o livro que você mais gostou? Qual será seu próximo livro? Você já escreveu algum livro que foi publicado em outros países? Os seus livros estão nas livrarias ou somente nas bibliotecas escolares? Você gostaria de escrever histórias em quadrinhos?










Carlos respondeu a todas as perguntas com imensa generosidade. Ao final do encontro, o autor de A Ponte sumiu autografou miniaturas do livros produzidas pela turma.












Agradecemos ao escritor por sua simpática e enriquecedora participação no projeto, pelo incentivo ao mundo da leitura e por ter levado alegria a todas as pessoas presentes. Parabéns às profissionais da EBM Mâncio Costa, em especial à professora Valquíria e a bibliotecária Sueli, que fizeram um trabalho de leitura de alta qualidade. Este encontro certamente ficará gravado na memória das pessoas que dele participaram.
Turma de alunos com o escritor Carlos Stegemann, a professora Valquíria e a bibliotecária Sueli.




Produções dos alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário