quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Eliane Debus visita alunos da EDM Adotiva Liberato Valentim

O dia 13 de setembro foi muito especial para os alunos do primeiro ano da EDM Adotiva Liberato Valentim. A professora da turma, Alice Endler, com o apoio de outras profissionais da escola, como as auxiliares de ensino, a auxiliar de biblioteca, a diretora e especialmente a bibliotecária Adriana, levou as crianças a um mergulho na obra O medo e seus segredos, da escritora convidada, Eliane Debus.




Turma da manhã com a professora Alice, a escritora Eliane Debus e a bibliotecária Adriana









Turma da tarde com a professora Alice, a escritora Eliane Debus, a bibliotecária Adriana e a auxiliar de biblioteca Rosa





Foram dois encontros, um no período da manhã e outro no período da tarde. Em ambos, foi marcante o brilho no olhar das crianças que entravam na biblioteca buscando identificar, entre os presentes, quem seria a escritora Eliane Debus. Ao identificá-la, o olhar ficava mais cúmplice e, em alguns casos, até um tanto tímido pelo encontro com a autora da obra que eles conheciam tanto.

As crianças tinham muitas perguntas, havia dedinhos levantados durante todo o tempo em que a escritora permaneceu com eles. Você também tem medos? De onde surgiu a ideia do livro? Como você inventou o título do livro? Você tem mais livros publicados? E muitas outras perguntas.


Entre as perguntas para a autora, também surgiam relatos sobre os próprios medos. Cada criança tinha um medo terrível, como o de injeção, de escuro, de formiga vermelha, entre outros. Teve criança que aproveitou a oportunidade para contar a piada do peixe apeixonado, e tudo se transformava em motivo para gostosas risadas.


Ao final de cada encontro, a escritora fez uma sessão de autógrafos. As crianças fizeram fila para mostrar à Eliane seus desenhos e receber uma carinhosa dedicatória dela.


O dia foi encantador e certamente será uma bela lembrança na memória destas crianças, pois imprimiu uma marca tanto na vida escolar quanto na de leitores e/ou escritores que poderão ser.

Para a coordenação do Clube da Leitura: a gente catarinense em foco é uma honra abrir os encontros deste ano com a escritora Eliane Debus, a qual também participa da formação continuada dos mediadores de leitura na Secretaria Municipal de Educação. Agradecemos a ela e também à EDM Adotiva Liberato Valentim pela participação no Projeto.


Clique na imagem para ver mais fotos:

2 comentários:

  1. O livro ganha vida nas pequenas mãos dos alunos da Escola Adotiva Liberato Valentin!!Para mim foi um momento inesquecível o encontro com as meninas e meninos. Parabéns pelo projeto que aproxima as crianças da leitura literária!!!

    ResponderExcluir
  2. Receber Eliane em nossa escola foi receber um novo olhar, um sorriso, uma renovação no trabalho, enfim, ficamos imensamente felizes com a presença dela!

    Adriana/Bibliotecária
    EBM Adotiva L. Valentim

    ResponderExcluir