sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MAGIA E BRUXARIAS diante de olhares atenciosos e curiosos na EDM Costa da Lagoa

Suaves ventos de uma tarde ensolarada na paradisíaca Costa da Lagoa levaram o historiador Gelci José Coelho, o Peninha, à EDM Costa da Lagoa, no dia 27 de setembro de 2011.

Foi uma tarde mágica em que as bruxas boas estiveram presentes, e as más se afugentaram depois da benzedura feita por Peninha. Ele, que é historiador e estudioso da obra de Franklin Cascaes, foi o convidado especial das articuladoras do projeto na unidade, as professoras Ana Lúcia e Elizete. A diretora Waldirene abriu o encontro, dando as boas-vindas ao convidado.

Em seguida, Ana apresentou o desenvolvimento das atividades com as crianças. Uma dessas atividades foi uma pesquisa junto às famílias, no afã de divulgar à classe as histórias fantásticas, contadas pelos mais antigos na comunidade. Todas as pessoas presentes ouviram e assistiram à filmagem de duas delas. Peninha, que até então estava tímido, soltou-se a partir daí, complementou as histórias, contou outras e respondeu às questões dos alunos. Houve uma interação contagiante entre eles. Uma mãe perguntou a ele como surgem as bruxas. As crianças queriam saber quem era Franklin Cascaes, quando ele começou a desenhar; se as bruxas viravam pó durante o dia...


Depois revelaram seus talentos ao convidado, apresentando a ele uma peça teatral em que dramatizaram uma história de embruxamento. Para o sucesso dessa apresentação, os telentosos alunos-atores contaram com a orientação da professora de Artes, Solange, que também é mãe de aluno.





Amante da obra de Cascaes, Ana faz um belo trabalho de incentivo à leitura e de valorização da cultura açoriana, especialmente, das histórias que fazem parte do imaginário popular. Aliás é justo dizer que toda a comunidade escolar está visivelmente envolvida em torno dessa valorização. A diretora Waldirene, as professoras e as famílias, na presença de algumas mães e pais; a merendeira e as crianças construíram passo a passo essa vivência. Os temas levantados durante o encontro, como a preservação da cultura e do meio-ambiente, foram reveladores da harmonia entre a família e essa unidade educativa. O discurso da presidente da APP, mãe de uma aluna da Escola, confirmou esse entrosamento, além de emocionar a todos. Como se tudo isso não bastasse, ao final, houve um café açoriano, com guloseimas especialmente preparadas para a visita e o momento de socialização.

PARABÉNS a todas as pessoas que contribuíram para a realização desse trabalho de resgate da cultura local e de incentivo ao gosto pela leitura.

SINCEROS AGRADECIMENTOS AO PENINHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário