terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cultura Indígena e Lteratura juntas na EBM Dilma Lúcia dos Santos

O escritor indígena Adão Karaí Tataendy Antunes foi recebido com muito carinho na Escola Básica Municipal Dilma Lúcia, no dia 19 de outubro de 2011.

A bibliotecária Kátia, que é a articuladora do projeto na unidade, fez as honras da "casa", recebendo o escritor com um gostoso café, regado a bolos e pipoca. Os alunos do 4° ano foram se acomodando na biblioteca, juntamente com as professoras Marlise e Nildes. Para abrir o encontro, os alunos Giuseppe e Victor tocaram ao teclado a música The piano duet, do filme Corpse bride (A Noiva Cadáver) . Foi simplesmente emocionante.


 
 
Adão iniciou sua fala timidamente em um tom de voz muito baixo. As crianças ficaram atentas e em silêncio, pois tinham muitas curiosidades a respeito da obra Palavras de Xeramõi e também sobre a cultura indígena. Logo começaram as perguntas, e o escritor foi se soltando. Parece que as crianças conquistaram a confiança dele. Houve uma grande sintonia entre todos os que estavam presentes. As crianças perguntaram sobre a vida do escritor e os costumes indígenas. Elas queriam saber, por exemplo, se a aldeia continua com as tradições indígenas; se ele conhece outras histórias antigas; onde ele nasceu; qual o fato mais marcante na vida dele; também o dia mais feliz que teve; qual o significado de piá; se os índios ainda fazem rituais de dança; se é permitido a uma índia casar com um homem branco...
A bibliotecária Kátia e as professoras Marlise e Nildes também fizeram perguntas que inriqueceram ainda mais o momento. Uma delas, foi sobre a importância do milho para a comunidade indígena. Adão respondeu a todas as questões com a tranquilidade que lhe é peculiar. Falou sobre a morte do pai, de quem cuidou dos oito aos 13 anos, e da saudade que sente dele ainda hoje, com mais de cinquenta anos. Também contou que está escrevendo um livro para contar esta história. Sobre o milho, ele revelou os rituais que envolvem desde o cultivo até o consumo desse grão sagrado para eles.
Ao final, Kátia entregou ao escritor folhas de papel reciclado, produzidas pelos alunos. Ela também presenteou-o com um exemplar do livro escrito e ilustrado coletivamente pelos alunos, no qual contam o que entenderam sobre a obra. 
O momento dos autógrafos fechou o encontro. As crianças receberam um marca-texto para esse fim, mas a maioria preferiu ter o autógrafo no seu próprio livro, aquele que produziram, a partir da obra de Palavras de Xeramõi, durante as aulas com a professora Marlise.





PARABÉNS à professora Marlise e à bibliotecária Kátia por esse brilhante e significativo trabalho de leitura e de produção textual.
Nossos sinceros agradecimentos ao escritor Adão Karaí Tataendy Antunes por mais esta participação no projeto.

Um comentário:

  1. Quero com todo o prazer expressar meu agradecimento pelos elogios aqui escritos. Foi uma grande felicidade conhecer esses pequenos grandes amigos que conquistei nessa escola.
    Também me desculpar pela timides no primeiro momento, quero explicar que ainda sou muito matuto e caipira. Com muita saudades de todos, deixo um apertado abraço a todos. Fiquei muito alegre com a calorosa recepção. Essas crianças são muito bem educados. Abraço a todos. Ás professoras, deixo minha gratidão pelo gostoso café. Adão Karai Tataendy Antunes, a chama que brilha.

    ResponderExcluir