quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dona Maria Celeste Neves, um exemplo de vida e arte ao alcance dos alunos de escola do município

No dia 11 de novembro de 2011, a encantadora senhora de 92 anos, que desde os 64 transforma a cultura açoriana e bordados em verdadeira obra de arte, recebeu mimos de alunos participantes do projeto Clube da Leitura e gravou mensagem a eles. Dona Maria Celeste Neves havia sido convidada para uma visita a duas unidades educativas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, EBM Batista Pereira e EBM Mâncio Costa; entretanto, ela não pôde comparecer aos encontros, devido a uma anemia. Por isso, a coordenação do projeto propôs um intercâmbio de experiências entre a artista e seus admiradores. As articuladoras do projeto nas respectivas unidades, a supervisora Raquel e a bibliotecária Sueli, conversaram com os alunos e eles concordaram em enviar suas produções, cartinhas e até presente para a convidada, na impossibilidade de ela os visitar. 



Assim, as professoras Heliete e Rosane, da coordenação do projeto, fizeram o papel de mensageiras deste rico material e foram recebidas pela artista e sua filha Ecila na própria residência dela. Bem alinhada, elegante e bonita, a carismática senhora ficou surpresa e agradecida pelo presente enviado por uma das alunas, a Raquel, da turma 33 da EBM Batista Pereira. Depois seus olhos brilharam ao ver as inúmeras cartinhas dos jovens desta escola. Ela leu as primeiras e ficou emocionada. Segundo a filha, Ecila, Dona Celeste não perdeu tempo. No mesmo dia, após a saída das representantes do projeto, ela leu todas as cartinhas e ficou sensibilizada, porque muitas alunas, principalmente, demonstraram preocupação com o estado de saúde dela e lhe desejaram melhoras. As mãos experientes da artista também envolveram carinhosamente os panôs confeccionados pelos alunos da EBM Mâncio Costa. Ela apreciou um a um os trabalhos e elogiou o envolvimento das crianças nesta atividade criativa. 


Em seguida, inspirada em todas essas demonstrações de apreço e conhecimento de sua vida e sua obra, por parte dos alunos e das mediadoras, Dona Celeste começou a falar espontaneamente sobre seus sentimentos em relação a tudo isso, deixando gravada uma motivadora mensagem às crianças. 

Ao final, ela fez a doação de dois exemplares da obra Fábulas de linha e agulha: Artes de Maria Celeste, para serem sorteados entre os alunos participantes do projeto, um em cada unidade. Os principais momentos desse encontro, as fotos, a gravação, tudo foi organizado e registrado em um CD, pela professora Rosane. As articuladoras de cada unidade e também a homenageada receberam uma cópia desse material que será socializado com os alunos.

 PARABÉNS às articuladoras Raquel e Sueli pelo entusiasmo com que envolveram os alunos nesse significativo trabalho de mediação de leitura.
Nossos mais SINCEROS AGRADECIMENTOS à artista que pinta com agulhas e também a sua filha por nos ter permitido realizar esse intercâmbio de experiências entre a criadora e seus admiradores.

2 comentários:

  1. "Fábulas de Linha e Agulha" concedeu a professoras da EBM Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus) o prêmio PROFESSOR NOTA 10 (2012) Orgulho para a artista Celeste e este organizador do livro, Dennis Radünz.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a Ana Kelly, Professora Nota 10!

    É um orgulho saber que mais uma participante do Clube da Leitura realizou um trabalho de valorização e reconhecimento das obras e da cultura catarinenses. E isso só foi possível graças à sua sensibilidade, Dennis, de reunir as artes de Dona Celeste em obra obra primorosa como essa.

    ResponderExcluir