quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Escritora Maria de Lourdes Krieger é recebida na EBM Osmar Cunha


A escritora e professora Maria de Lourdes Krieger visitou a EBM Osmar Cunha nos dias 21 e 26 de outubro. Os alunos contemplados com essa honrosa visita pertencem ao 5º ano das professoras Regiane e Lidiany.
A abertura do encontro foi feita pela bibliotecária Lidyani que articula o projeto da Secretaria Municipal de Educação: Clube da Leitura: a gente catarinense em foco naquela Escola. 





A entrada dos alunos na biblioteca foi muito bonita: todos vieram acompanhados de "um amigo muito especial" confeccionado durante as aulas. A escritora parabenizou a iniciativa e lembrou principalmente aos meninos que cultivassem este amigo sem dar importância a possíveis brincadeiras de colegas das outras turmas que não vivenciaram a experiência de leitura do livro.

Uma das atrações durante a conversa com a escritora foi a leitura da redação "Minha amiga muito especial" feita pela aluna Cinthya da turma 51. No texto, a aluna expressa a necessidade que teve de criar um amigo muito especial.

 

A escritora falou um pouco do contexto político da época em que o livro Um amigo muito especial foi produzido. A atenção dos alunos foi nítida. As perguntas dos alunos mostram que eles tinham preocupações parecidas mesmo vivendo numa época com pouca repressão política. Queriam saber, por exemplo, se o pai do Lauro voltaria, caso a autora escrevesse uma continuação da história; por que a mãe e a avó do garoto não falavam a respeito do pai desaparecido; 

Os alunos homenagearam a escritora com lembranças confeccionadas por eles e depois pediram autógrafos.


A professora e escritora falou muitas outras coisas importantes ao longo da visita, como o papel da leitura na construção da identidade do sujeito, e ainda, a importância de um amigo na vida de todos nós. Agradecemos a autora de Um amigo muito especial por nos ter propiciado esta experiência inesquecível, agradável e muito significativa.
PARABÉNS à bibliotecária Lidyani, pela mediação e articulação desse encontro, às professoras e às crianças e adolescentes do 5º ano da EBM Osmar Cunha pela boa conversa.

Veja mais algumas imagens da visita:

Um comentário:

  1. aii eu tava ai sou da escola osmar cunha adorei vc Maria De Lourdes Krieger adorei seu livro(um amigo muito especial) é muito legal....
    beijos de ana.

    ResponderExcluir