quarta-feira, 9 de novembro de 2011

LUANA VON LINSINGEN É ENTREVISTADA NA EBM OSMAR CUNHA

Alunos da professora Kátia _ uma turma da 7ª série e duas da 8ª, entrevistaram a escritora Luana Von Linsingen no dia 03 de novembro de 2011. O encontro faz parte das atividades de formação de leitores do projeto Clube da Leitura: a gente catarinense em foco, articulado na unidade pela professora Kátia e pela bibliotecária Lidyani.


Luana fez uma fala inicial, apresentando-se como escritora e professora da Rede Pública Municipal de Florianópolis.
Em seguida, Kátia iniciou a entrevista, perguntando à convidada onde ela estava quando escreveu o livro O Botão Grená. Luana contou que “estava na Universidade, em meio a um relatório”, quando a coautora Rosana Rios chegou com um botão de roupa e lhe fez provocações do tipo: “_ Achei este botão na praia. Isso não é curioso?”; “_ Você não acha este botão interessante? Ele pode ter sido arrancado de alguém.” Quando percebeu que não conseguiria terminar o relatório, Luana entrou em um diálogo com Rosana sobre “a aventura do botão”. Assim as duas foram se revezando na tarefa de produzir o livro. Durante aproximadamente meio ano, cada uma foi escrevendo um capítulo. Primeiro uma escrevia, a outra lia e continuava a história, elaborando o próximo capítulo.
Um exercício muito instigante de produção escrita como esse só poderia resultar na obra que prendeu a atenção dos alunos. E logo começaram as questões deles. Aí vão algumas delas.




“_ Em que praia foi achado o botão?”

“_ Qual foi o objeto que a Maya encontrou na praia no final do livro?”

“_ Você pensa em fazer outro livro para dar continuação a essa história?

“_ Quais livros você escreveu?”stória?”

“_ Quando você e a Rosana escreveram essa história, fizeram pesquisa sobre Franklin Cascaes? Vocês pensaram em homenageá-lo?”

“ _ Qual foi seu primeiro livro?”

“_ A casa da história existe?”

“_ Você tem algum livro escrito, mas não editado? Quais são as histórias desses outros livros? _ Por que você ainda não os publicou?”

“_ Em que você se inspira para escrever?”

“_ De onde tira os nomes dos personagens?”

“_ A Loja Segredos existe ou foi inventada?”



Luana, que preferiu ficar em pé, aproximando-se ainda mais dos alunos, respondeu a todas as perguntas com clareza e objetividade. Contou que seu primeiro livro, Meus Animais, foi publicação própria ainda muito jovem. Que a obra A Casa de Hans Kunst foi escrita quando ela ainda tinha apenas 13 anos e, aos 17, esta foi a sua primeira obra publicada. Aliás, ela revelou que tem mais três livros prontos para serem publicados, mas, como ficou muito tempo sem apresentar uma obra, encontra dificuldade para entrar novamente no mercado editorial. O livro “Os Hibelurrais”, por exemplo, já está prontinho e já foi encaminhado para as editoras, mas ela ainda não obteve resposta. E ainda aconselhou a quem quer escrever: “_ Não se censure. Escreva tudo que lhe estiver causando inquietação na cabeça, porque o importante é a ideia. Depois você faz a amarração e, por último, a revisão, de preferência, por alguém da área de língua portuguesa.”


A professora Kátia fechou o ciclo de perguntas com um discurso sobre o objetivo da atividade e do projeto. Salientou que o contato deles com a escritora, com as revelações que esta fez, provam que “uma pessoa pode escrever, desde que tenha interesse, inspiração, leitura, dedicação e empenho”. Ela também disse que “o que envolveu os alunos na leitura do livro foi o fato de a história estar muito próxima da realidade deles”. Por fim, entregou um presente à bibliotecária, em agradecimento à parceria dela nas atividades.




Lidyani agradeceu a todos pela lembrança e também falou sobre o envolvimento dos alunos com a leitura dessa obra. Ela disse que foi visível que “a maioria aproveitou muito dessa leitura”, recompensando a promoção deste encontro com a Luana. Os trabalhos deles ficaram expostos para apreciação da escritora.





Estavam presentes também a auxiliar de biblioteca, professora Fátima, o professor de Geografia e a professora de Educação Física, Suzana.

PARABÉNS às duas profissionais por mais este trabalho, que certamente será memorizado na história de leitura de cada uma das pessoas envolvidas.

Nossos sinceros agradecimentos à professora e escritora Luana Von Linsingen por esta importante participação, contribuindo de forma significativa para a formação de jovens leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário