sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Autora Marta Martins na Escola Básica Batista Pereira



  Na sexta feira(24/08), tivemos um encontro com a autora Marta Martins na Escola Básica Batista Pereira e seus pequenos grandes leitores. Sim, os alunos do 1º e do 3º ano não somente leram os livros “MARICOTA E COCOTA” e “BRINCAR DE VERDADE”, como brincaram e vivenciaram com essas duas maravilhosas obras.

Dentre várias curiosidades das crianças, surgiram algumas questões para a escritora:
_Da onde você escreve os livros?
_ Prá quem você faz os livros?
_ Como se faz um livro?
_ Você gosta de pintar?
_ Você gosta de brincar?
Marta Martins responde às perguntas das crianças em uma emocionante conversa com elas. Disseram que conheciam vários Gustavos, como o do livro; que gostavam de pular corda, de balanço, de brincar de esconde-esconde, de andar de bicicleta, de soltar pipa..Também não ficaram de fora da conversa as escovas de dentes, todos falaram da Maricota e da Cocota.
De forma simples e didática, explicou-lhes todo o processo de construção de um livro, digitação, impressão gráfica, ilustração, encadernação.... Respondeu às crianças que gosta de pintar mas que “para ficar bem bonito, escolhe um ilustrador, para que vocês gostem do livro pois é para vocês que eu o faço e isso me faz muito feliz”.
“Gosto bastante de brincar”, disse Marta, questionando as crianças –“vocês conhecem o livro “Brincar de Verdade”? “_ Eu gosto daquela parte que o Rafael estava dormindo”. Então a escritora tirou de sua mochila uma roupa de palhaço e começoua a vesti-la. _“é o Quindim ...é ele tá no livro...é tu Quindim???? (as crianças perguntam).
A música do circo começou a tocar, e Marta, agora Quindim, brincou com as crianças que foram se juntando a essa magia e logo estavam todas fazendo piruetas e palhaçadas mil. Elas começaram a brincar de verdade, com a música do CD que acompanha o livro. Brincaram de passa-anel, pular corda, soltar pipa, peão, jogar bola...

As crianças falaram também para a autora que “_ Não pode brigar, nem trapacear no jogo”. Ela disse que não pode mesmo e enfatiza que, se às vezes acontecer, é preciso pedir desculpas. Elas disseram também que gostaram muito do livro, porque ele tem os amigos.
. As professoras que trabalharam com os livros na classe revelaram que a união entre as crianças melhorou muito, já que as brincadeiras envolvem os amigos, a coletividade, a cooperação , o respeito mútuo , assim como a aproximação entre os gêneros. Meninas e meninos participaram de uma mesma brincadeira.

Para terminar esse encontro, brincaram de adivinhação com a escritora. A turma do 1º ano contou a Marta que fizeram desenhos na sala de informática, que foram reunidos em um livro, com o qual a presentearam.

Difícil terminar esse encontro de emoções, de palavras, de pessoas tão maravilhosas que se encontraram com a escritora Marta Martins, a articuladora Raquel; as professoras Patrícia, Chirlei, Maria, Carla e Susana; o grupo da biblioteca Eraci e Didina; as representantes do Clube da Leitura, Heliete e Christine; os personagens Maricota e Cocota, Gustavo, Rafael e Quindim ; as crianças e suas leituras.
                                                   








Nenhum comentário:

Postar um comentário