quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Encontro com o Xeromõi Adão



“Encontro de gerações e de culturas”, esta talvez seja o ponto alto do Encontro com o escritor Adão Antunes no dia 29 de agosto.
Adão, por meio de sua obra palavras do Xeromõi, que reúne mais de uma dezena de lendas dos nossos antepassados, os índios Guaranis, instigou e trouxe o tom da curiosidade sobre a vida e os costumes desse povo.

O trabalho realizado pelas professoras Mirella, Luciana e Elika, fez com que as crianças refletissem sobre os seus próprios costumes, crenças e trouxe à tona questões bastante pertinentes sobre quem são essas pessoas, habitantes das nossas terras e hoje estão espremidos em territórios ínfimos, demarcados pelas rodovias e grandes empreendimentos da construção civil em todo o Estado.

Além do autor, a família o acompanhou na visita à escola. Sua esposa fez uma pequena exposição de acessórios e objetos indígenas confeccionados na aldeia. A sua filha ficou o acompanhando durante toda a explanação junto às crianças. Dentre as muitas perguntas realizadas, destacamos algumas que parecem traduzir o encontro dessa quarta-feira:

Quem são os Xeramõis? " São as pessoas mais velhas e mais sábias da aldeia. Eles são muito respeitados. Eles são como a biblioteca da escola".
                                                               
Quanto tempo levou para escrever o livro? O objetivo não era escrever um livro, mas material didático para os meus alunos que, na sua maioria não conheciam a língua portuguesa. Além do mais, os pais não aceitavam os livros didáticos que eram utilizados. Como não tinha material específico, foi realizada uma pesquisa com as pessoas consideradas mais sábias da aldeia, os Xeramõis, que durou uns 10 anos (desde 1997) que resultou um material didático mais condizente com a cultura guarani. Tudo foi escrito num caderno, e não num computador. O livro surgiu de uma visita da escritora Marta Martins, proprietária da Editora Cuca fresca, que transformou os escritos nessa obra “ Palavras do Xeramõi”.


Como é viver numa aldeia Indígena? “Meu habitat é a aldeia; eu me sinto muito bem lá. Eu trabalho na aldeia como professor e com a agricultura”. Todos os alunos são meus parentes: meus filhos, sobrinhos e netos... Eu sou quase um Xeramõi ( pessoa mais velha - + de 50 anos – mais sábia)”.

                                                                     
          
Fale sobre a lenda da menina que virava onça. "Todas as lendas contadas são as regras que conduzem a convivência do grupo vivente na aldeia. Na lenda da menina que se transforma em onça, Adão coloca que ela busca mostrar aos jovens, que quando não somos solidários e não respeitamos as regras de convivência, como por exemplo: quando um ladrão rouba ou mata alguém, ele deixa de ser humano e vira um bicho. Não que a pessoa se transforme verdadeiramente em um animal, mas acontece uma metamorfose espiritual, tornando-se uma ameaça para a humanidade".
Durante o trabalho realizado com as crianças, as professoras proporcionaram saídas de estudos à aldeia Guarani, onde o autor vive. Lá puderam ter subsídios para o trabalho posteriormente realizado. A professora Mirella e as crianças das turmas 41 e 44 apresentaram uma reeleitura da obra.

Ela foi realizada junto à sala informatizada, com a Profª Elika. As crianças, em pequenos grupos escolheram uma lenda e construíram histórias em quadrinhos; dobraduras dos bichos e painéis. A professora Luciana e as crianças da turma 43 fizeram ilustrações, organizadas em um grande caderno a partir da obra lida. Adão foi presenteado com esses trabalhos e orientado pelas crianças para que as mostrasse em suas aulas para os seus alunos.
                                                 
Para finalizar, gostaríamos de agradecer o acolhimento e a receptividade do Bibliotecário Francisco e das funcionárias Áurea, Didina e Erací, que nos ofereceram, além de uma boa conversa, um delicioso café. Além disso, não podemos esquecer-nos da equipe da cozinha, que nos proporcionou um gostoso almoço. Em especial, agradecemos imensamente a presença do escritor Adão, que nos proporcionou momentos de muito conhecimento e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário