quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Encontro da escritora Yedda com seus leitores 22/08




Um livro, um encontro, numa ilha, com uma escritora e muitos leitores curiosos. Esse foi o cenário do 1º encontro entre autor e leitores do Projeto Clube da leitura: a gente catarinense em foco, que aconteceu no dia 22 de agosto, na Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes.

O encontro dessa escola, que fica no Campeche, num pedacinho do Sul da Ilha, acolheu com muito carinho a escritora Yedda Goulart, que com a sua obra “Aventuras na Ilha da Magia”, envolveu a Professora Aline numa trama que enlaçou nos caminhos que trilhou, seus jovens alunos, leitores mirins, de duas turmas do 6º ano.   



 
Nessa tessitura, no intuito de envolvê-los ainda mais com o texto literário, proporcionou aos alunos visitas aos diversos recantos relatados na Obra de Yeda e isso foi uma fantástica viagem ao fundo daquelas palavras.

E assim, imbuídos e mergulhados nas “Aventuras da Ilha da Magia”, o encontro se fez por meio das muitas perguntas que brotaram da curiosidade e da magia que envolve uma obra e seu autor.



Durante o encontro, as crianças tiveram a oportunidade de perguntar, questionar e também narrar as suas experiências literárias. Por meio de 36 perguntas organizadas junto à Profª. Aline, foram levantadas curiosidades sobre a obra como a criação, tema, personagens da obra trabalhada; vida pessoal como filhos, profissão, gostos literários; outras produções e seus projetos futuros.

A obra “Aventuras da Ilha da Magia”, desvelada para a autora por meio de uma apresentação digital, e pelos muitos olhares curiosos, foi sendo gostosamente saboreada por todos e traduzida, num presente único e significativo, que envolveu a todos e se traduziu em um momento de carinho das turmas, através da confecção de pães por deus e um lindo painel de desenhos.

 
Dentre as questões levantadas, uma foi bastante pertinente: A inspiração e a motivação da autora em escrever esta obra.  Yedda trouxe para as crianças, que a motivação dessa obra e de muitas outras, vem das vivências do cotidiano e que os seus personagens, em especial os da “Aventuras da Ilha da Magia” foram inspirados em seus dois netos mais velhos, e de seu amor a ilha; sua preocupação com essa natureza, tão exuberante que ela nos proporciona.

Um dos momentos mais marcantes desse encontro, foi o momento em que a autora explicou que (parafraseando)  “ o livro somente está pronto, ele somente existe, quando alguém o lê. É um diálogo com você mesmo. Quando você imagina o cenário, o personagem, a história, como aconteceu, mistura-se a sua história pessoal com outras história que você leu. É criada uma nova história”.
E assim, depois de muitas falas, autógrafos e fotografias, o encontro foi encerrado com um gostinho de quero mais.

Agradecemos a dedicação, o acolhimento e a oportunidade de compartilharmos esse momento com as turmas do 6º ano da professora Aline.






Um comentário:

  1. Ah... foi uma tarde maravilhosa mesmo!
    Cheia de aventura, imaginação e descobertas!
    Os alunos adoraram a escritora e eu fiquei encantada com tanta inspiração!
    Obrigada de coração à Yedda e as meninas do clube!
    Só peço que arrumem o nome da nossa escola: Brigadeiro Eduardo Gomes.

    beijo da Magia!

    ResponderExcluir