quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CADA CANTO TEM SEU ENCANTO...


 No Canto da Lagoa tem uma escola encantadora, E.D. João Francisco Garcez, tem crianças curiosas, questionadoras, e grandes leitoras. Seus professores e equipe pedagógica, assim como direção estão totalmente voltadas ao saber, a leitura e ao conhecimento.

 Ao chegar à Escola no dia 12 de setembro encontramos as paredes, o mural, o hall de entrada com produções culturais dos estudantes, leitores desse universo.
A sala de aula estava repleta de olhos curiosos e atentos, os dedinhos levantados tinham questões que não cessavam.
 Dotado de uma didática admirável estava o autor Maurício Graipel com sua obra SARU – O guerreiro da Floresta, respondendo todas as questões com muita propriedade de um escritor e cientista. Biólogo, e como ele mesmo colocou para seus leitores: “É mais fácil escrever sobre o que você conhece”... ”Eu sempre quis trabalhar com os bichos, gostava de observar as formigas”. 
           
Ao responder sobre o tempo que levou para escrever e o que o motivou, o autor relata que a curiosidade de seu filho sobre os gambás fez com que escrevesse o livro SARU em poucas horas. Ele tem também outros livros com foco nos animais, como: “Histórias da natureza”, “As onças da minha família”, já escreveu sobre cágados, tartarugas e agora está escrevendo sobre os anfíbios.
  
Todo o encantamento pela leitura do 2º ano da professora Cristine partiu da paixão dessa mestra pela literatura. A professora relata que diariamente contava histórias ao grupo por acreditar que, “Eles têm todo direito ao conhecimento sistematizado”; dessas vivências, os alunos formaram o Clube do Livro. Semanalmente, cada criança trazia o seu livro para ler para as demais. 

A professora, enquanto expectadora via os seus alunos serem protagonistas de sua prática: entonação de voz, pausa, apresentação do livro, se repetiam na proposta das crianças. Então, incentivando os seus alunos, e motivada por eles, encantando-se pela literatura e encantada pelas leituras, inscreveu-se no Clube da Leitura
 
 Também estavam muito curiosos, os alunos do 3º ano da Profª Maristela, que leram o livro e fizeram muitas perguntas ao autor, incentivados pelo grupo do 2º ano, que se tornaram pesquisadores sobre os gambás e reproduziram o livro por meio de ilustrações e síntese de cada capitulo do livro SARU.
Todo o trabalho realizado pela professora Cristine envolvendo leitura e literatura, modificou a rotina da escola. 
Segundo a professora, “O momento do recreio nesta escola, mudou muito, a biblioteca tem que ficar aberta para os alunos irem”.

Como não poderia faltar, Maurício foi assediado pelas crianças e muitos autógrafos e fotos foram feitas.

 Enfim, agradecemos carinhosamente todo o envolvimento da Escola Desdobrada João Francisco Garcez e ao brilhante trabalho realizado pela Professora Cristine e seus pequenos leitores; a Profª Maristela, seus alunos e a Bibliotecária Ana, a Diretora Mari e demais funcionários. Ao Escritor Maurício Graipel, o congratulamos pelo seu maravilhoso trabalho e parceria, esperando sempre uma nova oportunidade de troca e conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário