quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Momento da Natureza e da Arte na EB Batista Pereira

Uma aula diferente, para ser lembrada por muito tempo, em um clima de descontração e de transparente paixão por animais, narrativas e imagens.
Foi assim a visita do autor e ilustrador do Saru: o guerreiro da floresta aos estudantes da turma 65 e do 5º ano da Escola Básica Batista Pereira.            
No dia 13 de setembro, a história de SARU já habitava os corações e a memória de cada uma das crianças e dos adolescentes, quando Maurício Graipel e Leandro Lopes chegaram para uma conversa com eles.        Os dois biólogos falaram de animais e de como se pensam as ilustrações, sim, e também sobre a obra.

Maurício foi o primeiro a falar. Revelou aos presentes que “_foi por causa de um filho que veio para a minha vida que eu escrevi o livro”.  Então como já tinha um filho e plantado uma árvore, só faltava escrever um livro.

Assim, quando surgiram as dúvidas do menino sobre os marsupiais, ele resolveu escrever um texto, com uma linguagem não-acadêmica sobre esses animais. Daí sentou uma noite e só parou quando o texto estava pronto.         

Depois mostrou o mapa da mata Atlântica e iniciou sua palestra sobre os bichinhos. Foi uma aula sim, mas muito diferente,
descontraída e recheada de novidades. Surgiram nela a irara, a onça pintada, o pulma, a capivara, o preá...

O biólogo e escritor chamou a atenção para os problemas causados pela vinda de animais de fora. Lembrou do sagui, que veio do nordeste para a Ilha e está provocando um desequilíbrio ambiental, pois esses pequenos estão comendo outros animais daqui.

Também biólogo, Leandro revelou-nos como começou a desenhar primeiramente bichos. Falou sobre a técnica que utilizou para a criação dos desenhos, deu dicas para sombrear o tom da pele sem usar preto, explicou o passo a passo da criação do desenho e muito mais.
 E a interação foi maior quando os jovens leitores passaram a questionar os convidados. Aí vai uma pequena amostra do que queriam saber:

“_Quanto tempo leva para fazer uma ilustração?”
“_ Quanto ganha como escritor?”
“_ Por que os desenhos estão em preto e branco?”
“_  Como é ser escritor?”
“_ Quais os animais que você mais gosta?”
“_ Qual tipo de música gosta?”
“_ É correto quem não é cientista capturar bichos, caçar...?”


Assim muitas curiosidades foram se transformando em informação e mais e mais próximos ficaram os leitores, do autor, do ilustrador e da obra.




 






Nossos sinceros agradecimentos ao Maurício e ao Leando por terem proporcionado momentos tão significativos, prazerosos e alegres a todas as pessoas presentes no encontro.



PARABÉNS às professoras Sâmara, Tânia e Ana Marta, à supervisora Raquel e ao bibliotecário Francisco que motivaram os estudantes para o envolvimento com a leitura e a obra literária.

                                     



















Nenhum comentário:

Postar um comentário