terça-feira, 11 de setembro de 2012

Uma viagem ao mundo da fantasia com Eloí Bocheco na EB Dilma Lúcia


Assim que a porta da Biblioteca se abriu, entramos no mundo mágico da fantasia. Borboletas coloridas nos conduziram por um corredor enigmático à Sala Encantada. Sim, um espaço repleto de encantamentos, em cada metro quadrado um deles. Eram fitas, desenhos, tapetes, almofadas, biscoitos divertidos, chapéu de bruxa-fada, ah! e a poltrona da rainha desse mundo encantado, a delicada e carinhosa escritora Eloí Bocheco.


Essa história encantada aconteceu no dia 11 de setembro de 2012, na Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos. O ambiente da biblioteca estava todo preparado para receber a visita da autora de A chave que o vaga-lume alumiou, O pacote que tava no pote e outras obras tão atrativas como essas.


As articuladoras Kátia, Clarissa, Marlise, juntamente com a professora do 4º ano, Renilda, além da D. Maria e da Zizi da biblioteca, foram as responsáveis por recriar o clima do Mundo Encantado das narrativas por onde a bruxinha Elise passeia.


Assim que a convidada entrou, foi rodeada pelas crianças atentas e curiosas. Logo teve início uma encenação com personagens de A chave que o vaga-lume alumiou. Os atores, Ronaldo e Talissa apresentaram seus personagens, construídos com a professora Clarissa, seguindo narração de Ana Paula.






 Após a encenação, deu-se início uma sabatina à escritora. A curiosidade das crianças do 1º ano perpassou a produção literária e detalhes da vida de Eloí.
Quantos livros já fez; se gosta de cachorro ou gato;  se chegou de avião ou helicóptero; qual dos livros escreveu primeiro; quanto tempo demora para fazer um livro; se já pensou em fazer um filme dos livros; se ela imprime os textos; se foi falando como queria que a ilustradora fizesse os desenhos; se gosta de arroz com feijão..
Outras questões mais específicas do texto também foram levantadas, como esta:
“_ Por que a Elisa, quando encontrou a Andorinha, não entregou o dentinho para ela?”
Eloí respondeu a todas as perguntas com a mesma atenção e o mesmo carinho, permitindo uma rica interação entre ela, sua obra e seu público leitor.


 Em suma, a leitura, a magia e o encantamento do livro literário, além das reflexões, habitaram o imaginário e o real daquelas crianças e, sem sombra de dúvidas, estarão presentes em suas memórias por muito tempo.

Nossos sinceros agradecimentos à escritora Eloí Bocheco pela ter permitido essa vivência tão significativa para todas as pessoas presentes naquele encontro.

PARABÉNS às profissionais da unidade que se empenharam, envolveram-se e proporcionaram momentos valiosos para a história de leitura de seus estudantes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário