quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Que gostoso o encontro na Mâncio Costa. Uma das últimas escolas rurais de Florianópolis nos deu uma lição de força e trabalho em equipe, doçura e muito entusiasmo. Na manhã do dia 04 de outubro, especial por seu significado, Dia de São Francisco de Assis (dizem, um dos primeiros ecologistas da História), fomos todos presenteados com a presença do Escritor Maurício Graipel, para falar do Saru, um pequeno gambá, marsupial importante na dispersão de sementes das nossas matas tropicais. 

 A recepção foi realizada pela bibliotecária Sueli que tratou de nos deixar muito à vontade, demonstrando toda a sua satisfação pela nossa presença em sua humilde, mas grandiosa biblioteca, que se encontrava preparada para nos receber.

A turma que Maurício iria interagir foram os alunos do 5º ano , em que o projeto foi realizado pela professora Eliane, da obra " Saru, o guerreiro da Floresta". A turma entrou em silêncio.  Todos muito curiosos e atentos para saber das impressões do autor quanto ao trabalho realizado e exposto naquele lugar.
Turma 51 elaborando perguntas 
 Maurício como sempre, envolveu a todos numa gostosa conversa, regada a muito conhecimento sobre a fauna e a flora florianopolitana e catarinense. Surgiram perguntas de todas as ordens envolvendo principalmente o personagem principal da obra "Saru, o guerreiro da Floresta". Para tanto, as perguntas e questões transcenderam e foram ampliadas. Logo, navegaram  e aportaram na vida de Maurício.

Uma delas foi sobre como ele se descobriu escritor e se esta  profissão lhe rendia algum dinheiro. 

Maurício sorriu e comentou (parafraseando) " Não é muito! A recompensa é ver as pessoas lendo e adotando o livro". O Bom é vir para a escola me encontrar com vocês. Nunca imaginei que isso poderia acontecer".
Cartaz sobre Marsupiais t.51
Hábitos do Gambá t.51
Tirando fotos com Maurício Graipel

 Maurício explicou também, que além de ser escritor, é um pesquisador  e o seu objetivo com o livro é promover a preservação da fauna e da flora catarinense. Sobre o tema do livro, Maurício coloca que nas suas andanças pelas áreas de preservação na ilha e em outros lugares que passou, percebeu a presença em grande número dos Gambás e desde ai, se apaixonou e estudou muito sobre o habitat e vida desses animaizinhos.
Mais fotos com Maurício

Turma 51 e Profª Eliane concentrados na palestra

O livro é uma maneira de mostrar a todos a importância desse bichinho para a preservação de nossas matas e ainda " se todos o conhecerem, também vão preservar e cuidar desse animalzinho que com o tempo fica muito bonitinho, aos olhos do conhecedor". 

Durante o encontro, além da presença carinhosa e atenta de Sulei e da Profª Eliane, tivemos o auxílio de dois alunos com a operação das mídias utilizadas. Igor ficou operando o notebook, auxiliando o escritor na sua apresentação e Andrieli, captou as fotos do encontro, trazendo o olhar da leitora para as imagens do encontro.
Turma 51 e seus tutores de aprendizagem
 Enfim, sendo o último encontro de escritores com os seus jovens leitores na escolas municipais do ano de 2012, ficamos com aquela sensação de trabalho cumprido e saudosos, por ter findado mais essa etapa.

Dessa forma, agradecemos o acolhimento de todos os profissionais envolvidos nesse projeto, em especial a articuladora Bibliotecária Sueli; a professora Eliane, que instigou as crianças a buscarem o conhecimento e a motivação de ampliar os seus percursos de aprendizagem por meio de uma obra literária; e ao diretor Gilberto, que acompanhou o encontro e deu todas as condições, físicas e estruturais para que o Projeto Clube da leitura fosse possível na escola.

Sueli e Gilberto curtindo o Encontro
 Queremos agradecer o interlocutor mais apaixonado, o aluno Matheus, que levou a turma, com sua sede de saber perguntar e questionar o autor ( o jornalista do encontro); a Andrieli, que captou as imagens para que este blog pudesse ser construído e Igor, o tele-ajudante do Escritor Maurício.

E também, ao amigo e escritor Maurício, parceiro e grande incentivador da leitura; instigador do conhecimento, deixando sempre a mensagem do respeito a natureza, nossa mãe e cúmplice da vida.

Pequenos leitores e o Escritor Maurício Graipel

Um comentário: