quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Uma obra e muitos conhecimentos


No dia 03 de outubro , ao  chegar na E. B. Maria Conceição Nunes, o escritor Maurício foi recepcionado por duas estudantes, Jéssica e Letícia, que nos levaram para uma ante-sala da secretaria da escola. Com muita desenvoltura conversaram com o autor sobre sua obra e também sobre os trabalhos realizados pelo grupo a partir da leitura do livro SARU , O GUERREIRO DA FLORESTA .

As meninas relataram que estavam ansiosas em conhecê-lo. Uma funcionária que estava limpando a escola, observava curiosa, chega perto de Maurício e depõe : “Você que é o escritor ??? Eu nunca vi um de perto".  Maurício deixa todos muito à vontade inicia a conversa [...] "eu nunca na minha vida escolar conheci um escritor ,que bom não é? Esse Projeto Clube da Leitura traz o escritor na escola [...}pra mim também é muito bom ter a oportunidade de estar perto de vocês [...] eu também fico ansioso , querendo saber o que vocês acharam do livro[...] porque sou pesquisador de animais ,biólogo , sou escritor há bem pouco tempo".


Logo depois, fomos chamados para integrarmos o espaço do auditório, onde estariam as turmas 60, 61, 62 e seus professores. Tudo estava cuidadosamente preparado para o momento tão especial, o encontro com o autor da obra e seus jovens leitores.O auditório estava repleto de olhares curiosos , trabalhos expostos nas paredes , dedos levantados para fazer as questões, caderno e caneta para anotações e é claro, para os autógrafos .

A obra Sarú o Guerreiro da Floresta do autor Maurício Graipel , com as turmas 60 , 61 e 62 da E.B.Maria Conceição Nunes juntamente com seus professores Marlene ( ciências ); Lidiane   ( ciências ); Juliana ( português ); Cássia (atua na biblioteca ) Fátima ( sala informatizada ); Aline (prof de matemática ); Cátia ( laboratório de ciências ), fez uma verdadeira revolução na escola. Fomos expectadores de um trabalho interdisciplinar, em que as áreas de conhecimento e as disciplinas escolares conversaram entre si, criando uma rede de entre-ajuda e construção de conhecimento. Foi fantástica a experiência proporcionada para todos os presentes.


A professora Lidiane organizou um vídeo que reunia as etapas e as diversas atividades desenvolvidas ao longo do projeto.dentre as atividades realizadas destaca-se: saída de estudos a Lagoa do Peri , local onde foi o habitat do SARU no livro. Os alunos disseram não ter visto nenhum dos gambás lá. Isto porque são animais noturnos; outros conteúdos explorados pela professora de Ciências, Marlene junto aos alunos diz respeito  a reprodução , posição do gambá na cadeia alimentar, dentre outras.

Nas aulas de português foram realizadas diversas produções textuais e trabalhado alguns gêneros textuais como: histórias em quadrinhos, cartões postais, dentre outras; Na gramática foram trabalhados figuras de linguagem, onomatopéia.


Logo após a apresentação do vídeo e explanação das professoras e da palestra do escritor Maurício, as professoras organizaram um momento de debate.  O estudante Gustavo tinha uma relação de perguntas para o autor como:  


  • Por que os gambás não estão presentes quando nascem os filhotes ? 
  • Por que eles nascem brancos ? 
  • O que te deu inspiração para criar o livro ?  
  • Pretende escrever outro livro ? 
  • Você já se deparou com as situações do livro ?


Imediatamente depois das perguntas serem respondidas, outras questões surgiam na platéia. Maurício foi respondendo com muita propriedade sobre os Marsupiais , sobre a fauna e a flora e a importância da preservação das mesmas.
           
Ao final do encontro, a estudante Maiara  lê uma poesia  para homenagear o escritor                         MAURÍCIO . Encerrando o encontro, foi realizada a entrega dos cartões postais produzidos pelos docentes e discentes da escola, como forma de agradecimento pela presença de tão ilustre persona.



 Assim terminamos um encontro cheio de energia e repleto de realizações e com muito orgulho de termos em nossa rede pública de ensino, profissionais tão envolvidos e comprometidos com a qualidade na educação. Parabéns a todos os profissionais envolvidos e pelo empenho e dedicação refletidos em seus alunos participativos e interessados nesse empreendimento, na busca do conhecimento.



Agradecimentos ao importante parceiro do projeto, o escritor MAURÍCIO GRAIPEL  pela sua valorosa contribuição para a formação de jovens leitores, incentivando-os para a leitura literária e enriquecendo suas histórias de leitura.






3 comentários:

  1. A concretização do Clube da Leitura é uma ação, uma atitude de valor inestimável! Trazer o Saru para a EBM Maria Conceição Nunes foi MA-RA-VI-LHO-SO e, certamente inesquecível. O conhecimento adquirido, a leitura, a escrita, as interações, a interdisciplinaridade, conhecer o autor Maurício Graipel de pertinho... são vivências que, com certeza, deram um novo sentido para a vida de cada criança, de cada profissional que participou e da Escola como um todo! Por isso, nós da EBM Maria Conceição Nunes agradecemos imensamente ao Clube, ao autor, ao Saru, aos alunos e pela oportunidade!!! :D Obrigada a todos e Parabéns a todos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos ao Projeto Clube da Leitura e o carinho da visita do autor Maurício Graipel, foi muito gratificante aos nossos alunos e professores.

    ResponderExcluir
  3. Muito agradável e enriquecedor a visita do Maurício Graipel na EBM Maria Conceição Nunes. Mais surpreendente ainda foi trabalhar literatura na aula de Ciências, desafio que resolvi enfrentar ao conhecer o trabalho desenvolvido Pelo Clube da Leitura, recomendo a todos, pois foi muito proveitoso e possibilitou um trabalho interdisciplinar produtivo, que agradou a todos. Muito bonito ver o envolvimento dos alunos, a expectativa de receber o autor, sem dúvida um projeto a se repetir.

    ResponderExcluir