terça-feira, 8 de outubro de 2013

Clube da Leitura receberá escritoras catarinenses

O encontro será realizado com Eliane Santana Dias Debus e Telma Anita Piacentini 

Na quinta-feira (09), as escritoras Eliane Santana Dias Debus e Telma Anita Piacentini, participarão do “Clube da Leitura: a gente catarinense em foco”. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Bibliotecas. O evento acontecerá no Centro de Educação Continuada, localizado na rua Ferreira Lima, 82, Centro, das 13 às 17 horas.

A ação é uma das atividades que visam a preparar os profissionais da Educação no campo literário através da leitura de obras, o conhecimento da biografia, o debate com os autores e a produção de textos verbais e não-verbais.

Os encontros têm por foco convidar autores catarinenses para compartilhar experiências e saberes com professores e bibliotecários da rede municipal de ensino de Florianópolis, que estão implantando o projeto nas unidades estudantis.

Eliane falará sobre suas obras, entre elas: Monteiro Lobato e o leitor (2004), Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil (2006). Telma abordará a cultura e a literatura no município. As escritoras tratarão, também, técnicas de produção textual e bibliográfica no Estado.

As autoras

Eliane Santana Dias Debus é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e líder do Grupo de Pesquisa e Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (LITERALISE) e membro do Núcleo de Estudos e pesquisas em alfabetização e língua portuguesa.

A profissional atuou na Educação Básica na rede pública e atualmente é professora adjunta na UFSC. Eliane participou da organização e produção do livro online “Literatura Infantil e juvenil produzida em Santa Catarina” e Diálogos do Brasil e d’além mar”. Entre suas produções está o livro “É tempo de Pão-por-Deus”.

Telma Anita Piacentini possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e em Pesquisa na Universitá Degli Studi de Ferrara (Itália), e é também fundadora do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário