quinta-feira, 26 de junho de 2014

O Projeto "Clube da Leitura: a gente catarinense em foco" traz o escritor Maurício Eduardo Graipel


O escritor dedicasse a estudos sobre ecologia para a conservação da biodiversidade
O próximo encontro do "Clube da Leitura: a gente catarinense em foco" será realizado na segunda-feira (30), das 13h às 17h, no Centro de Educação Continuada (CEC), situado na Rua Ferreira Lima, nº 82, no centro de Florianópolis. A conversa será com o escritor Maurício Eduardo Graipel, autor dos livros “Saru o guerreiro da floresta”, “As onças da minha família” e “Histórias da natureza”.

Maurício Eduardo Graipel
Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1993, dedicando-se às pesquisas na área da mastozoologia. Em 2003, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, obteve o título de Doutor em Biociências, e, desde então, vem desenvolvendo, na Universidade Federal de Santa Catarina, estudos com ecologia para a conservação da biodiversidade, principalmente associados às Unidades de Conservação.
Nessa área de conhecimento, publicou diversos estudos científicos, principalmente com roedores, marsupiais, felinos, e métodos para estudos desses animais, além de estudos de divulgação científica. Mas, foi ao levar seu filho para o campo, que percebeu como a curiosidade das crianças poderia ajudar na conservação da biodiversidade. Percebeu que podia fazer as pessoas olharem com mais carinho para animais pouco conhecidos. 
E, assim lançou, em 2007, seu primeiro livro, “Saru o guerreiro da floresta”, narrando a história de um valente gambá que vê a vida passar na frente de seus olhos, e, enquanto enfrenta uma adversária muitas vezes maior que ele, nos conta muitas das aventuras vividas. 
Em 2010, lançou um livro paradidático, “As onças da minha família”, no qual conta a história de uma família de leões-da-montanha.
E, em 2012, lançou seu terceiro livro, “Histórias da natureza”, contos infantis sobre circunstâncias curiosas que estudou ou viveu, em muitos momentos junto à natureza, desde a infância até os dias de hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário